Um Scrambler de encher os olhos: Mash 500 Von Dutch

Num primeiro olhar, podíamos jurar que a moto aí em cima é uma moto única customizada. Mas se trata de uma Mash 400 Scrambler, da série limitada Von Dutch!
Se você não conhece, as Scramblers são as "avós" das motos trail e de enduro atuais. Explico: Antes dos anos 80 não existia a especialização de segmentos de motos que hoje encontramos. Se atualmente os departamentos de marketing e engenharia quebram a cabeça para criar novos conceitos para vender mais ( A bola da vez são as Crossovers), antigamente o que se tinha era apenas motos. Se alguém quisesse algo mais adequado ao off road, teria fazer a sua moto, trocando pneus, relação, aliviando peso, etc. 
Number plate ao melhor estilo off road old school
Com a evolução das motos off road, hoje a maioria das Scramblers são menos ou nada usadas no fora de estrada pesado e mais nas trilhas urbanas. Pois seu estilo descolado, simples e confortável, torna as Scramblers em uma das melhores máquinas para ir para e para cá no dia a dia. Motos realmente simples, mas com uma personalidade fortíssima. 
Acabamento digno do legado Von Dutch.
Se ainda não sacou o que scramblers tem a ver com a Von Dutch,  basta dizer que esse estilo de moto era o favorito do "Deus" Steve McQueen. E que  Kenny Howard, o Mr. Von Dutch em pessoa pintou uma scrambler para Steve, uma Kawasaki 1970 100cc,  mais conhecida como a Ringadingdoo!
Sobre a moto em especifico dessa matéria, ela é fabricada pela Mash, que é uma marca francesa que disponibiliza principalmente motos com uma pegada retro. A Mash se utiliza de antigos projetos consagrados japoneses como base e as monta na China. Por exemplo, essa moto usa uma motorização semelhante aos motores Honda RFVC, que aqui equiparam as saudosas XL 250,  XLX 350 e NX 350 Sahara.  Por serem baseadas e um projeto antigo, os números de performance não são absurdos para o padrões atuais. Mas o fato é que  pouco importa se essas motos são mais lentas que as "trezentinhas descartáveis". Para quem conhece a cultura old school, sabe que a diversão é curtir a trip com algo que além de levar você, carregue um verdadeiro legado na garupa.
Mas o que salta aos olhos nessa versão, que é limitada a 200 unidades é o aspecto único dado a essa construção, parecendo uma customização de oficina. A moto é recheada de detalhes muito interessantes, por cada angulo que olhe.

As soluções em couro foram muito bem pensadas nesse projeto. Os copos do painel de instrumentos revestidos, bem como um cinto sendo usado como detalhe da tampa lateral são elementos muito bacanas e raramente usados por aí. Uma ótima ideia para customizar a sua moto de forma bem simples.
Confesso que a cor marrom não é uma cor que empolga na maioria das vezes. Mas nesse caso, com pintura flake e o grafismo com a icônica flying eyeball, tornou o paint job matador.
Para nós Brasileiros é uma pena que não tenhamos essa bela moto a disposição. O que não deixa de ser um incentivo que façamos ao estilo do velho Von Dutch, construindo nós mesmos as nossas motos. E ai, você topa o desafio?







Comentários